Cerca de 650 militares da Marinha do Brasil participaram do Exercício Geral do Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), de 10 a 12 de setembro, em Angra dos Reis (RJ).
A Força-Tarefa foi dividida nos seguintes grupos: grupo de evacuação, abrigo e interdição marítima; grupo de apoio aéreo; grupo de apoio terrestre; grupo de tratamento de radiocontaminados e grupo de ação cívico-social. O exercício contou, ainda, com o apoio de um pelotão especializado em Defesa Química, Biológica, Nuclear e Radiológica (QBNR).
Durante o exercício, cerca de 35 fuzileiros navais do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (GPTFNRJ) realizaram uma ação cívico-social no Centro Integrado de Educação Pública (CIEPs) no CIEP 495 – Guignard, no Parque Mambucaba, Angra dos Reis. Os militares, com habilidade em obra, pintura, metalurgia e elétrica reformaram a quadra de esportes, o refeitório, a cozinha, banheiros, corredores, rampas de acesso, alojamentos e parte da área externa do CIEP.
Uma equipe de pronto emprego formada por 32 militares, entre médicos e profissionais de saúde de diversas Organizações Militares (OM) da Marinha, prestou atendimento à população nas dependências do CIEP. Foram realizados cerca de 180 atendimentos em clínica médica, pediatria e oftalmologia. A estrutura tinha a capacidade de atender 200 pacientes por dia. Além disso, dentistas ensinaram preceitos básicos de higiene bucal às crianças. Outros 15 médicos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) acompanharam toda a ação.
No último dia de exercícios, os militares participaram de simulações de evacuação por via aérea e marítima. Uma suposta vítima radiocontaminada foi transportada por uma aeronave da Marinha para o Hospital Naval Marcílio Dias. Na Praia Vermelha, cerca de 50 voluntários, moradores da área próxima às usinas, foram evacuados em uma Embarcação de Desembarque de Carga-Geral. Em apoio aos Exercícios foram utilizados um Navio de Desembarque de Carros de Combate, um Navio-Patrulha, um Rebocador de Alto Mar, três Embarcações de Desembarque de Carga-Geral, cinco lanchas da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e três aeronaves.
O Exercício Emergência “Angra 2013” foi Coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON). O exercício teve as ações organizadas pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear em Angra dos Reis (COPREN/AR).
O treinamento contou com a participação de representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); da Eletrobras Eletronuclear; da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal de Angra dos Reis e Paraty; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) do Rio de Janeiro; da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; da Força Nacional; Polícia Rodoviária Federal; além da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
Fonte: MB
Nenhum comentário:
Postar um comentário