D&A

D&A

Anuncie Aqui

Publicidade

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Operações Com Marinhas Amigas Do Brasil

Marinhas do Brasil e da França realizam “PASSEX” na área do Comando do 4º Distrito Naval




No dia 9 de setembro, visando o estreitamento dos laços entre as Marinhas do Brasil e da França, foi realizada uma “PASSEX” - exercício realizado entre duas Marinhas para garantir que sejam capazes de se comunicar e cooperar em tempos de guerra ou de ajuda humanitária.

Participaram do exercício, o Navio-Patrulha “Guarujá”, subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, e o Navio-Patrulha “La Gracieuse”, baseado em Caiena, na Guiana Francesa.

O evento ocorreu no Rio Pará, a cerca de 30 milhas náuticas da cidade de Belém-PA. Na ocasião, foram realizados exercícios de comunicações, reabastecimento no mar (leap frog) e manobras táticas, contribuindo para o adestramento e para a interoperabilidade de ambos os meios, que normalmente operam em conjunto na área marítima fronteiriça da foz do Rio Oiapoque, efetuando ações de patrulha naval em suas respectivas águas jurisdicionais.

A tripulação do Navio-Patrulha “La Gracieuse” participou, ainda, do desfile em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil, realizado em Belém, no dia 7 de setembro, com uma representação de 13 militares.

Comando da Flotilha do Amazonas realiza Fase III da Operação “BRACOLPER 2013”



No dia 3 de setembro, o Comando da Flotilha do Amazonas, subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval, participou da operação multinacional “BRACOLPER-2013” com unidades das Marinhas da Colômbia e do Peru, nas proximidades do Município de Novo Airão (AM).
Durante a operação, foi realizado um exercício de desembarque ribeirinho, contando com fuzileiros navais do Batalhão de Operações Ribeirinhas e com infantes das Marinhas daqueles países. Foram, também, empregados os Navios-Patrulha Fluviais “Pedro Teixeira”, “Raposo Tavares”, “Roraima”, “Rondônia”, “Amapá”, o Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, um helicóptero “Esquilo” do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, o Navio ARC “Arauca” da Marinha colombiana e o BAP “Maranón”, da Marinha peruana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anuncie Aqui