D&A

D&A

Anuncie Aqui

Publicidade

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do "Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA", um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.



Sua finalidade, de acordo com a EDA, é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

Atribuições do EDA

 Estimular e desenvolver as vocações e a mentalidade aeronáuticas;
Valorizar a Força Aérea Brasileira (FAB) e o sentimento de nacionalismo;
Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB;
Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros;
Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira;
Contribuir para uma maior integração entre a FAB e as demais Forças Singulares;
Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica;
Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático;
Difundir a Política de Comunicação Social do COMAER;
Participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o País.


 História

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.

Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada a época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.

 Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espirito de arrojo e determinação do grupo. Atualmente, o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo. No dia 28 de novembro de 1961, na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.


Aviões utilizados

Aeronaves que foram utilizados pelo EDA ao longo dos anos :

North American T-6 Texan
T-24 Super Fouga Magister 
 Neiva T-25
Embraer EMB-312 Tucano


Embraer EMB-312 Tucano - T-27

O T-27 tucano, aeronave fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), é altamente manobrável, qualidade essencial ao fim a que se destina.

Os T-27 restantes deverão ser alocados exclusivamente para o atendimento da atividade aérea da Academia da Força Aérea, em Pirassununga. A primeira demonstração aérea realizada com T-27 ocorreu no dia 8 de dezembro de 1983, nas festividades de formatura dos aspirantes.

Desde então, a Esquadrilha da Fumaça, com as aeronaves Tucano, tem empolgado multidões de todos os cantos do país e do exterior. A partir de 2002, as aeronaves passaram a exibir as cores da Bandeira Nacional. Já foram realizadas mais de 2.000 demonstrações com essa aeronave.

Futuro

A-29 Em 30 de setembro de 2012 foram recebidas as duas primeiras aeronaves T-29, que, a partir dos dois anos seguintes, irão substituir os T-27 nas demonstrações aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anuncie Aqui