D&A

D&A

Anuncie Aqui

Publicidade

quarta-feira, 31 de julho de 2013

CLA lança com sucesso oitavo Foguete de Treinamento Intermediário em Alcântara



O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso na tarde desta quinta-feira (13/6) o lançamento do oitavo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade integra a Operação Águia I/ 2013 que se encerra na próxima quarta-feira (19/6) na unidade da Força Aérea, no Maranhão.

O lançamento foi acompanhado por estudantes do Institututo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) do Campus Alcântara e por um grupo de alunos e professores da Escola Caminho das Estrelas (ECE), unidade de ensino fundamental ligada ao Comando da Aeronáutica e situada nas dependências do CLA.

 Conforme os dados de rastreio do FTI, o veículo atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 52,59 quilômetros em 1min46seg de voo. Do local de lançamento até o local de dispersão em mar o foguete percorreu 82,39 quilômetros em linha reta. Ao todo, o FTI realizou um voo de 3min36seg até sua queda na área de segurança prevista para a operação.

Pela primeira vez foram testados neste tipo de veículo dois novos sistemas: o Sistema de Controle Operacional e Disparo (SCOD) e de Interfonia Operacional, implantados este ano no CLA. De acordo com o Coronel Enegenheiro César Demétrio Santos, Diretor do Centro, os novos sistemas digitais tornam mais àgeis e dinâmicos as etapas que devem ser seguidas na cronologia de lançamento.

 Além de testar os novos e sistemas já em funcionamento no CLA, o lançamento teve também por por objetivo realizar o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo.

A Operação Águia I/ 2013 é realizada pelo CLA, unidade da FAB subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), da Segunda Força Aérea (FAE II), da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e participação de equipes do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) e do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° Gav). Operação Águia I/2013

Horário de lançamento: 15h14min (horário local) Apogeu (altitude máxima): 52,59 Km Tempo do apogeu: 106 seg (1min46seg) Distância percorrida do local de lançamento até área de impacto: 82,39 Km Tempo total de voo: 216 seg (3min36seg) Fonte: CLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anuncie Aqui