D&A

D&A

Anuncie Aqui

Publicidade

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Viatura Leve Gaúcho

A Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável batizada de Gaúcho é o projeto inicial do Intercâmbio Científico e Tecnológico entre os exércitos do Brasil e da Argentina sendo uma viatura protótipo de uma viatura militar para uso por tropas aerotransportadas.



 O Projeto

O projeto teve início em abril de 2004, quando foram acordados os sessenta requisitos Técnico-Operacionais a que a viatura deveria atender de acordo com os dois exércitos.

 No Brasil o projeto vem sendo conduzido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e, na Argentina, pela Dirección de Investigación Desarrollo y Producción do Exército.

 Esse intercâmbio implementa efetivamente o Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica firmado entre os governos da República Argentina e da República Federativa do Brasil em 17 de maio de 1980. O

Protótipo

Trata-se de uma viatura versátil, podendo até ter uso no civil, que será utilizada principalmente por unidades aeromóveis, uma vez que sua concepção permite que as viaturas sejam empilhadas e transportadas em aeronaves do tipo C-130.

Possui suspensão independente, de grande curso, nas 4 rodas e tração 4x4, um potente motor, que permite elevada mobilidade tática em qualquer terreno.

A viatura foi concebida para cumprir missões de suprimento, transporte de material, evacuação de feridos, lançamento de fios, reconhecimento, comando e controle, nas operações aeroterrestres e em situações especiais.



Dimensões

 Largura: 2,15 m
Comprimento: 4,15 m
Altura: 1,85 m
Distância entre eixos: 2,80 m
Bitola: 1,83 m
Vão livre: 0,42 m
Ângulo de entrada: 50º
Ângulo de saída: 40º

Performance 

Vel. máxima: 120 km
Rampa longitudinal: 60º
Rampa lateral: 40º
Transposição de vau: 0,52m
Obstáculo vertical: 0,36 m
Guarnição: 3 ou 4 tripulantes
Armamento: Metralhadora 7,62 mm FN MAG
Capacidade de carga: 600 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anuncie Aqui