D&A

D&A

Anuncie Aqui

Publicidade

domingo, 21 de julho de 2013

Missões Cumpridas

Encerrada a Operação BRAPER 2013

                          Fragata da Marinha de Guerra do Peru “Villavisencio” (FM52) e a “Niterói”


Durante o período de 27 a 31 de maio, foi conduzida a fase de mar da Operação BRAPER 2013. A Fragata “Niterói”, o Navio-Tanque “Marajó” e a Fragata da Marinha Peruana "Villavisencio", participantes da operação, atracaram em Natal (RN), em 31 de maio, após a conclusão dos exercícios programados.

Foram realizados com sucesso os seguintes exercícios: tiro antiaéreo sobre granada iluminativa, tiro de superfície sobre alvo à deriva, ataque antissubmarino coordenado, manobras táticas, operações aéreas com a aeronave “Esquilo” da Marinha do Brasil, inclusive com pouso a bordo da Fragata “Villavisencio”, trânsito em área sob ameaças aérea e submarina, com a participação do Submarino “Tikuna”, de uma aeronave de patrulha “P-95” da Força Aérea Brasileira e três caças “SkyHawk” da Marinha do Brasil, operando a partir de terra, desdobrados em Natal, dentre outros.

A Operação BRAPER 2013 foi encerrada com uma cerimônia, em 31 de maio, a bordo da Fragata “Niterói” com a presença do Embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona Medina, do Comandante General de Operaciones del Pacífico da Marinha de Guerra do Peru, Vice-Almirante Wladimiro Giovannini y Freire e do Comandante do 3° Distrito Naval, Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, onde concluíram que os objetivos da operação foram alcançados, com o incremento da cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre os dois países e da interoperabilidade entre a Marinha do Brasil e a Marinha de Guerra do Peru.



CARIBEX é encerrada com missão cumprida


                                         Navios-Patrulha envolvidos durante a CARIBEX 2013


Após 27 dias de mar e 4.019 milhas navegadas, atracaram na Base Naval de Val de Cães, o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e os Navios-Patrulha “Goiana” e “Guarujá”, encerrando a Operação “Caribex-2013”, no dia 15 de maio. Ao longo da operação, os navios visitaram as cidades de Georgetown na Guiana, Willemstad em Curaçao, San Juan em Porto Rico, Fort-de-France na Martinica e Paramaribo no Suriname.

A “Caribex-2013” teve como propósito estreitar os laços de cooperação e amizade com nações amigas da América do Sul e do Caribe, realizar ação de presença nesses locais e incrementar o adestramento dos navios do Grupo-Tarefa.

Foram recebidas a bordo do Rebocador de Alto-Mar “Triunfo”, diversas autoridades locais e brasileiras dentre elas destacam-se: o Primeiro-Ministro da Guiana; a Ministra da Embaixada do Brasil na Guiana; o Comandante Superior das Forças Armadas nas Antilhas; o Comandante da Base Naval de Fort-de-France; representantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea Francesa; o Comandante das Forças Armadas da República do Suriname; e o Conselheiro da Embaixada do Brasil na República do Suriname, condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré, além de embaixadores do Brasil, cônsules e adidos de Defesa, Naval e do Exército naqueles países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anuncie Aqui